Erasmus+ na EBI de Angra do Heroísmo
Erasmus na EBIAH
Segundo a OCDE, “As crianças que iniciaram a escolaridade em 2018 serão jovens adultos em 2030. As escolas têm de prepará-los para profissões que ainda não foram criadas, para tecnologias que ainda não foram inventadas, para a resolução de problemas que ainda não foram antecipados.” Neste sentido, a Escola Básica e Integrada de Angra do Heroísmo, consciente destas transformações, tem adequado o seu projeto às necessidades dos jovens do século XXI e ao que se preconiza para a escola atual.
Assim, a EBIAH ambiciona reforçar a vertente europeia, tão importante numa região que apresenta descontinuidade territorial em relação ao continente português e europeu. Através da participação em projetos europeus, a escola tornar-se-á mais dinâmica e mais bem preparada para dar resposta à diversidade social, linguística e cultural, bem como às exigências da sociedade do século XXI. As atividades propostas em cada projeto permitirão também que os agentes educativos envolvidos adotem estratégias de trabalho cada vez mais promotoras da participação dos alunos no seu processo de aprendizagem, de modo a serem mais autónomos, responsáveis e a desenvolverem a iniciativa e a autoestima, as competências linguísticas e a consciência europeia, numa perspetiva holística das competências previstas no documento orientador do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
O Plano de Desenvolvimento Europeu da Unidade Orgânica responde às suas necessidades e define a sua ação baseada nos seguintes pilares:
- Processo de internacionalização da Escola;
- Desenvolvimento de ações que permitam a aquisição de competências nos alunos e para os alunos (KA2);
- Desenvolvimento de ações que permitam a aquisição de competências no pessoal docente e não docente (KA1).
​