Projetos KA 2
Diário de Bordo - LTTA Escócia
junho de 2022
Esta página apresenta as atividades desenvolvidas durante a Learning Teaching and Training Activities (LTTA), decorrida entre os dias 6 e 9 de junho de 2022, em Perth, Escócia. Participaram neste encontro as professoras Anabela Pinheiro e Maria Filipe, assim como seis alunos do oitavo ano da EBI de Angra do Heroísmo.
Logo pela manhã, a equipa portuguesa deixou a ilha Terceira rumo a Lisboa.
O dia foi passado na capital, permitindo a alguns alunos conhecê-la pela primeira vez.
De madrugada, e após algumas horas de sono, alunos e professoras dirigiram-se para o aeroporto de Lisboa a fim de apanhar o avião para Paris. Após uma hora de atraso, devido às más condições atmosféricas no destino, lá partiram e tiveram uma viagem bastante tranquila que lhes permitiu admirar a paisagem lá do alto ou, simplesmente, dormir um pouco.
Chegados ao aeroporto Charles de Gaulle, apanharam o comboio até Châtelet Les Halles e, depois, caminharam vários quilómetros pelas ruas da cidade luz. Foi uma experiência fantástica que, apesar do cansaço e de algumas bolhas nos pés, os alunos simplesmente adoraram! Em poucas horas conseguiram visitar os principais monumentos parisienses sob um céu azul e um sol radioso.
Ao final da tarde, regressaram ao aeroporto para apanhar o voo para Edimburgo. Porém, as condições meteorológicas alteraram-se drasticamente e a intensa chuva e trovoada que se fizeram sentir provocaram um atraso de horas no voo. Ainda assim, aproveitaram o tempo para descansar, comer, jogar e conversar uns com os outros. E curioso foi ouvir, dias depois, uma aluna a comentar que uma das coisas que mais tinha apreciado nesta viagem tinha sido o tempo que passaram juntos naquele dia!
Ao final da noite embarcaram rumo a Edimburgo e, ao sobrevoar o Reino Unido, foi possível admirar a claridade do sol da meia noite. Quando chegaram, tinham à sua espera dois professores da Craigclowan Preparatory School que os conduziram, sob um céu ainda claro, até à escola onde estavam as famílias de acolhimento dos alunos.
No domingo, os alunos passaram o dia em atividades com as respetivas famílias de acolhimento, vivenciando a cultura escocesa através da língua, dos hábitos, da gastronomia e das tradições.
As professoras aproveitaram o dia para conhecer a cidade de Perth e, à noite, reuniram com as delegações de todos os países parceiros num jantar de confraternização.
Deste dia, as docentes destacam a delicadeza e simpatia do povo escocês, o modo de vida tranquilo em contacto com a natureza, a gastronomia deliciosa, os piqueniques de comemoração do Jubileu da Rainha Isabel II e a quantidade de abelhas e flores que se veem por todo o lado.
No primeiro dia, as atividades desenvolvidas foram as seguintes:
In School
8:30h - Arrive at Craigclowan School
9:00h - Assembly - Pupils present themselves and their school
10:30h - Break
11:00h - Tour of school
12:00h - Lunch (Jubilee celebration)
12:30h - Break
13:30h - Transnational Teachers' Meeting
School activities with the host students
4:000h - Return to host families
No primeiro dia de atividades, todos os alunos e professores dos países parceiros participaram numa sessão de boas-vindas, dirigida pela coordenadora do projeto Melissa, Carol Dibhah, onde se fizeram as apresentações dos países, das escolas e dos alunos participantes nesta mobilidade. Além disso, a comitiva grega apresentou uma dança típica e uma aluna portuguesa executou a típica dança de pandeiro terceirense, tendo sido aplaudida de forma efusiva. O almoço decorreu no pátio da escola, com todos os alunos, pessoal docente e não docente da mesma, e serviu também para comemorar o Jubileu da Rainha Isabel II. Depois disso, foi feita uma visita guiada à escola, aos espaços interiores e exteriores, com destaque para os espaços verdes, o antigo apiário e áreas bee-friendly. Entretanto, as coordenadoras do projeto e restantes elementos da equipa reuniram-se com o objetivo de acertar pormenores logísticos relacionados com as atividades do programa desta LTTA, para preparar detalhes sobre a última fase do projeto, concretamente sobre a mobilidade a Itália prevista para setembro, e ainda para combinar a melhor forma de realizar o Relatório Final do projeto. Os alunos assistiram a aulas e participaram em atividades ao ar livre, reforçando o contacto e o convívio com os colegas escoceses e dos demais países envolvidos, o que contribuiu para o reforço das competências pessoais e sociais.
No segundo dia, as atividades desenvolvidas foram as seguintes:
Corbenic Poetry trail, Dunkeld, House of Bruar with Form 7, Packed lunch provided
- 8:30h - Meet at school
- 9:00h - Coach/minibus to Corbenic Poetry trail
- 12:30h - Walk around Dunkeld
- 13:30h - Coach to House of Bruar
- 14:30h - House of Bruar - waterfall walk and shopping
- 16:30h - Early tea at House of Bruar
- 18:00h - Return to Craigclowan School
Na manhã do segundo dia, e após concentração na escola, as comitivas partiram, de autocarro, para o trilho The Corbenic Poetry Trail. Foi uma manhã e início de tarde dedicados ao contacto com a natureza e a poesia, percorrendo caminhos e paisagens de uma beleza singular. Terminado o trilho, seguimos para Dunkeld, tendo visitado aquela localidade pitoresca, situada nas margens do rio Tay. Depois disso, seguimos para as quedas de água de Bruar e terminámos o dia com um early tea na House of Bruar.
No terceiro dia, as atividades desenvolvidas foram as seguintes:
Trip to Edinburgh by train/packed lunch provided
- 8:30h - Meet at school
- 8:40h - Minibuses to railway station
- 9:17h - Train to Edinburgh
- 16:35h - Train to Perth
- 18:09 h - Arrival in Perth
O terceiro dia foi preenchido por uma visita à capital do país, Edimburgo, onde professores e alunos percorreram as ruas da cidade e visitaram pontos de interesse, com destaque para o castelo. De salientar que a viagem Perth – Edimburgo – Perth foi feita de comboio, permitindo, uma vez mais, novas experiências para a maioria dos alunos portugueses.
Ao final do dia, as professoras tiveram, ainda, a oportunidade de ir jantar a Falkland, localidade conhecida por ter sido cenário de uma série de sucesso de uma plataforma streaming.
No quarto dia, as atividades desenvolvidas foram as seguintes:
In School - Bee Fayre
- 8:30h-12:00h - In school preparing for Bee Fayre
- 12:00h - Early lunch
- 12:30h - Break
- 14h-16h - Bee fayre (songs, speeches, opening of Biodiversity Trail, stalls, refreshments)
- 16:00h - Games
- 17:00 h - BBQ at school with host families
A manhã do último dia foi passada a preparar a Bee Fayre, feira com produtos sobre abelhas previamente elaborados pelos alunos de cada país. Assim, cada equipa internacional dedicou-se à preparação dos seus expositores e etiquetagem com preços e, durante a tarde, os produtos foram vendidos à comunidade escolar da Craigclowan Preparatory School, destacando-se a presença significativa dos encarregados de educação e das famílias no evento que, ainda, integrou uma prova de mel dos cinco países parceiros do projeto. O dinheiro angariado nesta iniciativa reverteu para a Bumblebee Conservation Trust, organização do Reino Unido que se dedica à proteção e conservação das abelhas. É de salientar que o início da feira foi marcado por um discurso de agradecimento da coordenadora escocesa do projeto, Carol Dibnah, ao qual se seguiram algumas atuações de música e dança de alunos escoceses, italianos, gregos e portugueses, e da inauguração do The Craigclowan Biodiversity Trail pelo escritor Anthony McGowan. Este trilho destaca doze áreas diferentes ao redor da escola, cada uma com a sua particularidade, e pode ser feito a escutar as suas caraterísticas numa das cinco línguas dos países parceiros do projeto Melissa. Os alunos portugueses deram voz a esta iniciativa. (https://sites.google.com/craigclowan.org.uk/the-melissa-project-bio )
O final do dia foi marcado por um churrasco de despedida na escola, com alunos, professores e famílias de acolhimento.
Na sexta-feira, a delegação portuguesa regressou a Lisboa, após escala no aeroporto de Amesterdão.
Mais uma vez, as vistas aéreas foram devidamente observadas e interpretadas geograficamente. Os alunos puderam ver, a partir da janela do avião, o Mar do Norte, a foz de rios, campos agrícolas de grande dimensão, aglomerados urbanos, vias de comunicação, um parque eólico em pleno mar, áreas de exploração mineira e seus impactes, o vale do Douro, o santuário de Fátima, os estuários dos rios Tejo e Sado, entre muitos outros fatores físicos e humanos.
No sábado, professoras e alunos portugueses regressaram à Terceira, onde foram recebidos no aeroporto das Lajes pelos respetivos familiares.
Durante cinco dias, os alunos terceirenses puderam viver em casa de uma família escocesa e participar no seu modo de vida. Esta experiência tem tanto de especial como de importante para nos faz perceber que, apesar de sermos de países distintos, somos todos iguais. Deste modo, a celebração da diferença é uma excelente forma de promover a abertura de mentalidades e os valores da cidadania e da tolerância para com os outros.
As docentes envolvidas no projeto destacaram que iniciativas deste género são extremamente significativas para os alunos ampliarem horizontes, fortalecerem a autonomia, aprofundarem e desenvolverem novas competências e aprendizagens, não apenas no domínio da língua inglesa, como também no domínio do relacionamento interpessoal e dos saberes geográficos. A este propósito, a docente Maria Filipe destacou que estes seis alunos tiveram a oportunidade e o privilégio de ver in loco diversos aspetos abordados nas aulas de Geografia dos sétimo e oitavo anos de escolaridade.
Em suma, o balanço desta viagem foi extremamente positivo para as professoras e para os alunos envolvidos, os quais se integraram com bastante facilidade na nova cultura e nas famílias de acolhimento e evidenciaram boas competências de comunicação em língua inglesa e de relacionamento com os pares. Além disso, a postura e a consciência que estes alunos têm perante a importância das abelhas para o meio ambiente sai ainda mais reforçada.
Todas as atividades desenvolvidas nestes dias poderão ser consultadas na página do Melissa Project: