top of page
EBIAngra.jpg
MELISSA.png

Projetos KA 2

erasmus.gif
Flag_of_Italy.svg.png

Diário de Bordo - LTTA Itália
setembro de 2022

Esta página resume as atividades desenvolvidas na Learning Teaching and Training Activities (LTTA) que decorreu em Verbania, na Itália, entre os dias 19 e 22 de setembro de 2022. A comitiva portuguesa foi composta por três professoras, Anabela Pinheiro, Maria Filipe e Izália Sousa, e por dez alunos do 9.º ano de escolaridade da EBI de Angra do Heroísmo.

18 set.png

De manhã bem cedo, a equipa portuguesa partiu do aeroporto das Lajes rumo a Lisboa, onde fez uma pequena escala até ao horário do voo para Milão. As viagens correram muito bem.
À chegada a Milão, a equipa portuguesa foi recebida pelas professoras italianas e pelas famílias de acolhimento dos nossos alunos que nos levaram até Verbania.

WhatsApp Image 2022-09-18 at 09.11.38.jpeg
19 set.png

No  primeiro dia, as atividades desenvolvidas foram as seguintes: 

  • 8h00: Meeting at school, welcome from Headmaster, staff and italian students.

  • 9h30: Long lake walk and tour of Pallanza and Suna. Scottish student’s surprise birthday party.

  • 11h15-11h30: Walk to Intra.

  • 13h00: Packed lunch by the lake near Teatro Maggiore and Tour of Intra.

  • 16h30: Meeting with families in the car park near Villa Taranto.

  • 17h00: Staff meeting at school.

Após uma calorosa receção na escola italiana, Istituto Comprensivo Rina Monti Stella, pelas professoras Patrizia Bambara, Patrizia Spagnolo e Eliana Edoardo, e pelo diretor Raffaele Sisto, o grupo internacional, composto por 34 alunos e 11 professores, foi encaminhado pelos anfitriões até um jardim em Suna, à beira do lago Maggiore, onde participou num lanche multicultural com produtos dos cinco países envolvidos. Aqui, os alunos estabeleceram contacto com os colegas italianos, gregos, escoceses e estónios e ainda cantaram os parabéns, nas cinco línguas do projeto Melissa, ao colega escocês que completou 12 anos.

20220919_083534.jpg
20220919_101409.jpg

Daqui, a equipa Melissa caminhou até Intra, sempre à beira do lago sob um céu azul e um agradável sol de final de verão, onde almoçou junto ao Teatro Maggiore e, depois, visitou Intra.

No final do dia, e de volta às famílias de acolhimento, os nossos alunos continuaram a divertir-se e a conhecer e a viver o modo de vida italiano.

20220919_120453.jpg
20220919_161108.jpg

As docentes, participaram numa reunião com a seguinte ordem de trabalhos:

TPM 19_09_22.PNG
20 set.png

No  segundo dia, as atividades desenvolvidas foram as seguintes:

  • 8h00: Meeting at bus park Liceo Cavalieri school. 

  • 9h00: VCO trasporti bus  to Villa Bocciolo in Orta San Giulio : art activity with our Beekeper Mr. Mauro Rutto.

  • 12h30: Lunch in Orta restaurant then bus to Orta San Giulio and walk by the Orta Lake side,  free time .

  • 15h30-16h00: Walk to Sacro Monte in Orta.

  • 17h00: Bus from Orta San Giulio home.

  • 18h00: Families meet partners at bus park Liceo Cavalieri.

Após o almoço num restaurante local, visitámos a localidade de Orta San Giulio, fizémos um trilho ao longo do lago Orta e conhecemos melhor os nossos parceiros.

Na manhã do segundo dia, as comitivas partiram, de autocarro, para Orta San Giulio, uma pequena vila da bonita região de montanhas e lagos de Piemonte, à beira do lago que lhe dá o nome, Orta. Depois de uma caminhada a pé até ao centro da localidade, dirigimo-nos ao Palazzo Comunale, onde fomos gentilmente recebidos pelo representante da comuna, Giorgio Angeleri. Em seguida, e após uma interessante apresentação do Apiario d’Autore, projeto inspirador do engenheiro e apicultor Mauro Rutto que mistura apicultura e arte, os alunos, em grupos internacionais, participaram num workshop colaborativo de arte que consistiu na realização de montagens, em estruturas de cartão duro com a mesma dimensão, com os trabalhos elaborados pelos próprios e trazidos para esta oficina. O objetivo final desta atividade consistiu na impressão dos resultados em painéis de colmeias a integrar o @apiarioautore, no âmbito da parceria que mantém com a escola italiana envolvida no projeto Melissa

Após o almoço num restaurante local, fizémos um trilho ao longo do lago Orta, visitámos a localidade de Orta San Giulio e conhecemos melhor os nossos parceiros.

21 set.png

No  terceiro dia, as atividades desenvolvidas foram as seguintes:

  • 8h00: meeting at school, (Italians + partners).

  • 9h00: Villa Giulia, by the lake in Pallanza: display of the art works created by the students. Meeting with Town Hall Authorities and journalist to celebrate the last project action.

  • 10h20: Ferry to the  Borromeo islands with visit to Palazzo Borromeo in Isola Bella.

  • 13h00: Packed lunch  in Isola Pescatori.

  • 16h00/17h00: Ferry to Verbania.

  • 19h45: Dinner at Pizzeria Bolongaro. 

Apesar de o dia ter começado cinzento, a manhã foi bastante colorida e animada com a exposição dos trabalhos realizados, no dia anterior, na Villa Giulia. Aqui, reuniu-se toda a equipa Melissa, os alunos italianos envolvidos no projeto, o diretor da escola italiana, o assessor da cultura da edilidade, Riccardo Brezza, e a comunicação social. Desta atividade resultou uma reportagem em vídeo que passou no canal televisivo VCO Azzurra TV

Depois desta pequena cerimónia, foi hora de apanhar o barco para visitar algumas ilhas do lago Maggiore, com destaque para a Isola Bella e a Isola Pescatori

Apesar de alguma chuva, visitámos o bonito Palazzo Borromeo e os seus magníficos jardins. Em seguida, rumámos à ilha Pescatori, onde percorremos a pé as suas ruas estreitas e pitorescas.

22 set.png

No  último dia, as atividades desenvolvidas foram as seguintes:

  • 8h00: Meeting at school.

  • 9h00–10h30: Free visit to Villa Taranto.

  • 13h00: Lunch by Villa Olimpia in Pallanza.

  • 14h30/15h00: Museo del paesaggio near the restaurant and the school. 

  • 16h30: Return to families.

O dia começou com uma visita ao jardim botânico Villa Taranto, onde alunos e professores puderam apreciar um lugar de rara beleza, com espécies muito diversificadas e até exóticas num curioso e interessante enquadramento alpino. Também aqui foi fácil encontrar as nossas amigas abelhas sempre a trabalhar.

abelhas.jpg

Terminada a visita, o grupo Melissa fez uma caminhada à beira lago entre Palanza e Suna, com paragem no Grand Hotel Majestic, a convite da família de acolhimento de dois alunos da escola portuguesa. Foi possível descansar e relaxar um pouco no jardim, com vista para o lago Maggiore e a ilha Borromeo, conversar e tomar um refrigerante. Os alunos ainda jogaram futebol e até treinaram a arte da pesca!

Depois do almoço num restaurante em Pallanza, a tarde foi preenchida com a visita ao Museo del Paesaggio, à sua rica coleção de pintura e escultura, e terminou com um gelatto italiano. 

20220922_130522.jpg
museu 1.jpg
museu 2.jpg
20220922_150238.jpg
WhatsApp Image 2022-09-30 at 20.05.35.jpeg
20220922_153840.jpg
23 set.png

No  dia vinte e três, logo pela manhã, a comitiva portuguesa apanhou o autocarro que a levaria até ao aeroporto de Malpensa (Milão), onde apanhou o voo para Lisboa.Após algumas horas na cidade, à noite apanhou o voo para a Terceira, mas devido às condições meteorológicas adversas registadas na ilha, acabaria por regressar à capital e só voltar no final do dia seguinte.
Apesar do cansaço acumulado, os alunos ainda tiveram oportunidade de andar de metro em Lisboa, o que para muitos foi uma estreia, e conhecer um pouco da baixa pombalina.
A chegada à ilha foi tranquila e segura.

No final desta experiência, o balanço foi, mais uma vez, positivo. É admirável como, em menos de uma semana, noutro contexto que não o da sala de aula, os alunos ampliam de forma tão significativa a autonomia e as competências de relacionamento interpessoal! Sem dúvida que regressámos alunos e professoras mais felizes, com uma consciência para a importância ambiental das abelhas muito maior, com melhores competências em língua inglesa e em trabalho colaborativo, o que nos permite ser cidadãos ainda mais participativos.

bottom of page