Erasmus+ na EBI de Angra do Heroísmo
Projetos KA 2
Projeto 3-Multi
Projeto “Exchange of Good Practices – Multimedia, Multidisciplinarity, Multiculturalism” 3Multi - Projeto Nº. 2019-I-BE02-KA229-060285_3
O projeto “3Multi”, tem como objetivo trabalhar em equipa com alunos, professores e parceiros de outros seis países tais como: Escola Stedelijke Humaniora – Stedelijke Humaniora, Dilsen-Stokkem, Belgica (coordinator),Colegiul National CANTEMIR-VODA, Bucharest, Roménia, 15 TEMMUZ SEHITLERI ANADOLU LISESI, Nevsehir, Turquia, EBI de Angra do Heroísmo, Angra do Heroismo, Portugal, Lycée polyvalent de Taaone, Pirae e França e IISS Jacopo del Duca - Diego Bianca Amato, Cefalu, Itália.
Objetivos do projeto:
- Desenvolvimento de habilidades digitais, de alunos e professores, em seis domínios: Internet Security, Web design, animação, vídeo, imagem e edição de som;
- Desenvolvimento profissional dos professores direcionado para um estilo de ensino multidisciplinar e promotor de uma maior motivação dos alunos para as aprendizagens;
- Desenvolvimento cultural e linguístico (multiculturalismo): uso das habilidades digitais e da língua inglesa, pelos alunos, para descobrir os valores, a cultura e as tradições europeias, através da elaboração de materiais digitais sobre esses tópicos. A interação e o trabalho em grupo ajudarão os mesmos a desenvolver uma variedade de competências como: tolerância, criatividade, espírito de equipa, pensamento crítico e habilidades de comunicação.
Concurso de Logótipos - outubro 2019 EBIAH
Participação da Turma, DOV C na construção e concurso do logótipo do projeto 3 Multi.
Logótipo vencedor:
Escola Stedelijke Humaniora – Stedelijke Humaniora, Dilsen-Stokkem, Belgica
1º Mobilidade - LTTA Bélgica
A primeira mobilidade, no âmbito do projeto Erasmus KA2 “3 Multi” Dilsen-Stokkem realizou-se no país coordenador Bélgica, na Escola Stedelijke Humaniora novembro de 2019. Participaram no encontro os professores Hélia Paula dos Santos Rodrigues Mendonça, José Carlos da Silva Oliveira e Maria da Luz Fernandes da Silva Craveiro Filipe e os alunos, Pedro Rico e Daniela Silveira.
Coordenadores do Projeto
1º Reunião LTTA de coordenadores
Brainstorming de professores
Receção aos alunos e professores
No dia da chegada (17/11), os alunos foram recebidos pelas respetivas famílias de acolhimento, que já nos esperavam na estação de caminho de ferro de Hasselt. Os docentes de todos os países parceiros foram levados, por professores da escola Stedelijke Humaniora, até ao hotel onde ficaram alojados.
No primeiro dia de atividades, os docentes participaram numa sessão de boas-vindas, dirigida pelo diretor da escola belga, e numa visita guiada pela escola, enquanto que os alunos participaram nas aulas dos respetivos alunos anfitriões.
Workshop Segurança na Internet
Workshop sobre eTwinning
Segundo dia, os alunos assistiram às aulas dos colegas belgas, ao passo que a coordenadora portuguesa esteve, novamente, reunida com os restantes coordenadores numa sessão de continuação de planificação de trabalhos a serem realizados nas mobilidades. Entretanto, os docentes José Oliveira e Maria Filipe participaram num workshop de design e impressão do logótipo vencedor do projeto “3 Multi”, através do uso de uma máquina de gravação e corte a laser da escola.
Apresentação do logótipo do Erasmus+ no hall de entrada da escola.
Estudantes e professores recebidos na Câmara Municipal de Dilsen-Stokkem, pela Presidente e pelo Vereador da Educação
Workshops sobre danças e jogos tradicionais, no Centro Desportivo, em que docentes e alunos participaram ativa e entusiasticamente.
O almoço com as famosas Frituur belgas.
O quarto dia foi preenchido por uma visita à capital do país, onde professores e alunos percorreram as ruas de Bruxelas e visitaram pontos de interesse, mediante a orientação de uma docente de Geografia da escola anfitriã. Aqui, todos os participantes visitaram a famosa Grote Markt, as estátuas de Everard‘t Serclaes e do Manneken Pis, as Galeries Royales Saint-Hubert, o edifício da Bolsa, o Atomium, e o Quartier Européen - Bairro Europeu de Bruxelas, onde se situam os principais edifícios e instituições da União Europeia, como a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu.
Apresentação de trabalhos
Apresentações dos alunos dos diversos países, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Dilsen-Stokkem, sobre os temas “Our country, region, city” e “Literature: three local writers”, em que os alunos portugueses apresentaram trabalhos sobre a ilha Terceira e três escritores portugueses (José Saramago, Vitorino Nemésio e Joel Neto), tendo revelado uma performance extremamente positiva, uma vez que evidenciaram à-vontade, clareza e capacidade de síntese.
Regresso da equipa da EBIAH a Portugal
Chegada aos Açores.
Os objetivos desta mobilidade foram cumpridos, uma vez que ficaram tratados todos os aspetos necessários à concretização do projeto e delineadas estratégias de trabalho. Este encontro revelou-se fundamental para o conhecimento de um país diferente, a partilha de culturas, modos de vida, ideias e outras formas de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento da autonomia, a aprendizagem/melhoria de outra/s língua/s, o aumento da rede de contactos pessoais e profissionais, entre muitos outros aspetos.
Curiosidades
Hotel dos professores “Beau Séjour”
Neste hotel, foi gravada as imagens para a Mini-série de televisão dramática sobrenatural, “Hotel Beau Séjour” (ou Beau Séjour para os íntimos) estreou na Bélgica com dez episódios, de mais ou menos cinquenta minutos cada, foram transmitidos pelo canal Één. Depois, transmitida em outros canais, a série chegou ao catálogo internacional da Netflix. "Hotel Beau Séjour", foi premiada no festival de televisão de Monte Carlo.
Disseminação e Comemoração do Projeto “3Multi” no Erasmusdays
2019
2020
Comemoração “Erasmusdays”
No dia dezasseis de outubro de 2020, foi comemorado o “Dia do Erasmusdays” com diversas iniciativas de divulgação dos projetos da EBIAH.
A disseminação “3 Multi” realizou-se na exposição, no “Erasmus Corner”, através de fotos e divulgação um vídeo, com testemunhos de alunos e mãe de um dos participantes na 1ª mobilidade. O projeto foi também divulgado numa palestra às turmas do terceiro ciclo no anfiteatro da escola.
A Covid não passou...... mas em 2021 as mobilidade continuaram!
Online meetings – 07-06-20
Neste projeto, foram organizados diversos encontros online entre os parceiros do projeto, com o objetivo de organizar e divulgar as atividades previstas e realizadas. Devido à Covid-19, o coordenador em pediu uma adenda contratual para alteração da data de encerramento do projeto a qual foi aceite pela Agência Nacional Belga.
2º Mobilidade LTTA – “Learning Teaching and training Activities” de 18 a 25 de outubro de 2021 Nevşehir – Turquia
A participação nesta mobilidade foi uma continuação de trocsa de experiências profissionais e metodologias de ensino entre as escolas parceiras do projeto. Muniu os professores parceiros envolvidos de competências digitais. Nesta mobilidade foram apresentados trabalhos feitos em ferramentas digitais 2.0, “Stop Motion” e “Beteable.com”.
Participaram nesta mobilidade os professores Hélia Paula dos Santos Rodrigues Mendonça e José Carlos da Silva Oliveira.
Construção de apresentações em “Stop Motion” (2019) e “Beteable.com” na EBIAH, para a mobilidade na escola15 Temmuz Sehitleri Anadolu Lisesi - Nevşehir – Turquia
Os trabalhos apresentados foram iniciado em 2019 e concluído em 2021 por outros alunos, (devido à Pandemia) uma vez que os alunos que iniciaram o projeto prosseguiram os estudos noutra escola.
Relativamente ao plano de trabalho na Turquia, os projetos dos alunos foram apresentados pelos professores, uma vez que não foi possível agendar uma participação online devido ao fuso horário.
Os professores participaram ainda num workshop de desenvolvimento de competências digitais e segurança na internet.
Perante a situação pandémica, tornou-se justificável adiar a participação dos alunos, alocando-os a outra mobilidade uma vez que alunos não estavam ainda vacinados para a Covid-19 o que os impossibilitou de viajar.
Nesta mobilidade estiveram presentes, Portugal e Roménia, os outros parceiros foram impedidos de viajar devido à pandemia.
Nevşehir – Turquia
Nevşehir - Escola - 15 Temmuz Sehitleri Anadolu Lisesi
Apresentação de trabalhos
Os professores assistiram a aulas em diferentes turmas e disciplinas, onde fomos envolvidos na criação de trabalhos e aquisição de capacidades em competências digitais. Os professores dos Açores deram a conhecer a sua região, com destaque na divulgação da sua cultura, história e geografia. Nestas conversas informais com os alunos, surgiram muitas questões sobre a região dos Açores, o que revelou muita curiosidade de todos os alunos presentes e participantes.
Online meetings com as escolas que não estavam presentes devido à pandemia. Preparação de atividades das próximas LTTA – “Learning Teaching and training Activities”
Após esta participação, os respetivos professores promoveram sessões de trabalho com os alunos para os informar sobre o trabalho realizado na Turquia. Foi realizada uma série de vídeos e realizadas oficinas visando a divulgação dessa mobilidade tanto para a comunidade escolar quanto para a comunidade local.
Visitas de estudo
3º Mobilidade LTTA – “Learning Teaching and training Activities” - Roménia
14-01-2022 e 22-01-2022 de janeiro
A relevância da participação continua com a troca de experiências profissionais e metodologias de ensino entre as escolas parceiras do projeto. Muniu os professores parceiros envolvidos de competências digitais, nesta mobilidade serão apresentado trabalhos feitos em ferramentas digitais 2.0, na construção de um site. Neste contexto, nesta mobilidade forão tratados os temas: “Web Desing” - “Inventions and Invertors in the countries” e “Cultural Experience, Culinary” (apresentação da queijada D Amélia, doce Regional da Ilha Terceira).
Participaram nesta mobilidade, as professoras, Idalina Graval e Hélia Paula Mendonça e as alunas, Lara Rego e Carela Rodrigues da Turma de TPCA – 9º ano.
A caminho de Bucareste.
Escola - Colegiul National CANTEMIR-VODA
Apresentação de trabalhos
Visitas de estudo
Chegada aos Açores
4º Mobilidade LTTA – “Learning Teaching and training Activities” Polinésia Francesa – 03-03-2022 e 16-03-2022 de março.
É de salientar que foi a primeira vez que uma escola da Ilha Terceira esteve representada na Polinésia Francesa, logo a troca de experiências e momentos de convívio foram sobejamente importantes e enriquecedores para os alunos e professores, por envolver vários momentos de partilha, formas de estar e de atuar, onde imperou a diversidade na cultura e nas experiências. Para os alunos, no quadro de uma formação integral para a cidadania, o contributo na formação de pessoas e cidadãos cada vez mais cultos, autónomos, responsáveis e solidários, conhecedores das diferentes culturas e formas de estar e agir, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos pró-ativos e interventivos, numa sociedade de metamorfose constante. Para os professores, foi indubitável que esta parceria envolveu a diversidade na cultura e nas experiências, fulcrais uma forma de conhecer novas formas de dinamizar os nossos projetos com os nossos alunos, pois é com estas experiências e com o trabalho colaborativo entre pares que o docente aprimora a sua capacidade de reinvenção e de reajustamento.
Esta mobilidade abordamos a “Edição de imagem” – construção de cartazes com temas locais. Foram apresentados cartazes construídos pelos alunos sobre tradições gastronómicas da ilha. Todo o trabalho foi construído pelos alunos da Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo. Com a participação nesta mobilidade continuámos a focar nas trocas de experiências profissionais e metodologias de ensino entre as escolas do projeto e munir os professores e alunos envolvidos de competências digitais, neste caso trabalhar a “Edição de imagem”.
Participaram nesta mobilidade, as professores, Carlos Leite e Hélia Paula Mendonça e as alunas, Leonor Ourique e Carolina Rodrigues do 9º ano.
A caminho da Polinésia
Encontro de Portugal e Roménia em Paris
O Trajeto foi longo…. mas chegamos!!!!!!
Escola - Lycée polyvalent de Taaone PIRAE – Tahiti
Apresentação de trabalhos
Workshops
As Línguas da Polinésia
Música
Gravura
Tradições e cultura
Visitas de estudo
Ação de voluntariado pelos alunos do projeto "3Multi"
Disseminação do projeto nos meios de comunicação social
Chegada a Paris - Roménia e Portugal
Chegada aos Açores
5º Mobilidade – Angra do Heroísmo - Ilha Terceira – Açores
LTTA – “Learning Teaching and training Activities” TM3 Transnational Meeting of Erasmus+ de 05 de maio a 11 de maio de 2022
Esta mobilidade foi bastante relevante, uma vez que depois da pandemia foi na EBIAH que as comitivas dos seis países se encontraram e trabalharam conjuntamente. Foi uma continuação de troca de experiências profissionais e metodologias de ensino entre as escolas parceiras do projeto.
No âmbito da “Edição de Vídeo” o trabalho realizado permitiu que professores e alunos parceiros desenvolvessem competências digitais. Proporcionou, também, diversos momentos de partilha, formas de estar e de atuar, onde imperou a diversidade na cultura e nas experiências, permitindo conduzir alunos e professores, provenientes de uma região ultraperiférica, a desenvolverem a sua comunicação na língua inglesa e a interagir com diferentes culturas e formas de estar e agir.
Na mobilidade da EBIAH, participaram 18 professores e 47 alunos. Bélgica, Turquia, Polinésia Francesa-França, Itália e Roménia.
Programa de actividades semanal na EBIAH
Preparação do auditório para LTTA – “Learning Teaching and training Activities” e TM3 Transnational Meeting of Erasmus+ na Escola Básica Integrada de Angra dos Açores
Receção aos participantes
Apresentação de trabalhos em vídeo sobre os cineastas de cada país.
Workshop sobre “Edição de Vídeo” com os professores de TIC José Carlos Oliveira e Eurico Rodrigues aos alunos participantes no projeto “3Multi”
Apresentação final em video
Aniversário festejado em 6 línguas diferentes.
Convívio entre escolas participantes no projeto 3 Multi
TM3 Transnational Meeting
Visita à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo
Comitivas recebidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo
Entrega de Certificados pelo Exmº Srº Diretor Regional da Educação, Rui Espínola e o Presidente da Escola Básica de Angra do Heroísmo, Professor Armando Brilhante
Visitas de estudo - Explorando a Ilha
6ª Mobilidade - Mobilidade LTTA – “Learning Teaching and training Activities” Itália
Escola - IISS Jacopo del Duca - Diego Bianca Amato – Cefalú
A participação nesta última mobilidade foi uma continuação de troca de experiências profissionais e metodologias de ensino entre as escolas parceiras do projeto.
Os alunos apresentaram trabalho no âmbito da “Edição de Áudio” e apresentaram um vídeo sobre o “Fado” - Património Cultural Imaterial em Portugal.
Participaram nesta mobilidade os professores Hélia Paula dos Santos Rodrigues Mendonça e Clara Sousa e os alunos, Diogo Borges, Marco Aguiar, Carolina Nunes e Ana Beatriz Mendes.
Lisboa
Apresentação dos trabalhos
Visitas de estudo
Etna é um vulcão ativo situado na parte oriental da Sicília (Itália).
Entrega de diplomas
Chegada aos Açores
Com a participação neste projeto Erasmus+ “Multimedia, Multidisciplinarity, Multiculturalism” "3Multi" compartilhamos a nossa a nossa identidade, cultura, língua, música, teatro, dança, literatura, gastronomia e festas…. Além disso, o projeto descortinou as nossas mentes para outras culturas e formas de ser e ensinar, que nos enriqueceram como pessoas e como professores. Saliente-se que a EBI de Angra do Heroísmo é uma escola pública integrada no sistema educativo regional dos Açores, região ultraperiférica da Europa, sendo que os nossos alunos apenas têm oportunidade de contatar com outros estudantes da Europa através da Internet e dos projetos eTwinning.
A implementação de projetos internacionais na nossa escola moderniza o currículo, integrando uma dimensão europeia, métodos ou ferramentas de ensino inovadoras até ao nível da UE, reforça a coesão da comunidade e permite o envolvimento dos pais no desenvolvimento dos seus filhos. Permitiu também aos alunos um acesso a toda a comunicação linguística moderna, organizou o desenvolvimento profissional internacional de professores no exterior e divulgação de boas práticas, reforçou a cooperação com parceiros de outros países e aumentou a qualidade na preparação, implementação e acompanhamento de projetos internacionais.
Professores, alunos, famílias e instituições foram envolvidos nas atividades, e foi possível aumentar a colaboração com outras escolas para melhorar as metodologias baseadas na troca de ideias e na promoção de criatividade e inovação. Os alunos com necessidades educativas especiais foram integrados nas atividades do projeto, o que lhes permitiu partilhar experiências com outros estudantes de outros países e, ao mesmo tempo, com os da própria escola.
É indubitável o enorme enriquecimento subjacente a todo o trabalho desenvolvido com os parceiros, mas é de registar que as mobilidades dos participantes de uma região ultraperiférica, como é o caso da Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo (ilha Terceira, Açores), torna difícil a gestão do orçamento disponível para as deslocações/estadias que têm que ser realizadas, considerando que, maioritariamente, é necessário um dia de permanência em Portugal continental para a realização dos voos de ligação, encarecendo as deslocações. Por fim, a EBI de Angra do Heroísmo continuará a trabalhar e a apostar numa conceção europeia de educação que permita futuros contatos com outras escolas da União Europeia. Este projeto foi enriquecedor na aprendizagem dos nossos alunos e professores durante estes 3 anos (2 de pandemia). Todos os países mantiveram uma atitude aberta, colaborativa e inovadora com vista à execução do projeto.
Um OBRIGADO especial:
Ao conselho executivo da EBIAH pela confiança que depositaram em mim, como coordenadora deste projeto, e a todos os colegas que participaram nesta nossa primeira “AVENTURA EUROPEIA";
Às escolas e coordenadores que participaram connosco neste projeto “3Multi”;
Aos pais/encarregados de educação que depositaram em nós a confiança de levar os seus filhos nas mobilidades nestes tempos pandémicos;
Aos pais/encarregados de educação, que abriram as suas portas a alunos de outras escolas estrangeiras, acolhendo-os e integrando-os na sua rotina familiar, contribuindo para a divulgação da nossa forma de ser e estar.
Denote-se que apesar de eventuais constrangimentos linguísticos na língua inglesa, nunca esta situação emergiu como um entrave na comunicação, nem é impeditiva para alunos e professores continuarem a realizar projetos europeus.