Erasmus+ na EBI de Angra do Heroísmo
Projeto InSight
Modalidade de Participação:
Curso de formação:
2. Game based learning
Conteúdos:
> Gamificação do ensino - Estratégias de aplicação na sala de aula;
> Implementação de atividades de Game based learning e de Flipped learning;
> Integração da tecnologia e de ferramentas virtuais na sala de aula.
Local: Split (Croácia)
Público-alvo:
> 1 docente do primeiro ciclo: Margarida Silveira
> 1 docentes do segundo ciclo; Ana Cristina Ribeiro
> 1 docente do terceiro ciclo: Anabela Pinheiro
> Mediadora Epis: Maria Graça Rego
26 de junho a 2 de julho 2022- REALIZADA!!
Programa do Curso de Formação
Manual do formando - Split
Título 1
Diário de bordo de uma viagem anunciada:
25 de junho de 2022
Foi com bastante entusiasmo que esta equipa partiu para o Porto (via S. Miguel), na manhã do dia 25 de junho, onde passou o dia e teve a oportunidade de visitar alguns lugares icónicos da cidade pela primeira vez. De noite, o grupo partiu para Barcelona onde passou algumas horas antes de partir para Split, onde chegou a 26 de junho.
26 de junho de 2022
No primeiro dia de atividades, o grupo de professoras participou numa sessão de boas-vindas, organizada por Erasmus+ Courses Croatia Teacher Training Centre dirigida pela formadora Ana Mladina Puljak, onde se fizeram as apresentações dos países, das escolas e dos participantes nesta mobilidade (de realçar que havia participantes da Eslováquia, Grécia, Espanha, Finlândia, Polónia, Roménia, Alemanha, Itália e França). Depois das apresentações foram realizadas dinâmicas de grupo e houve um convívio com partilha de produtos tradicionais de alguns países envolvidos.
27 de junho de 2022
Neste dia, da parte da manhã, a guia turística, Lea Bozanic, fez uma visita guiada ao Palácio do imperador Dioclesiano para dar a conhecer aos participantes a origem da cidade de Split (No vídeo abaixo, há um roleplay de animação turística no palácio). No período da tarde, houve um Workshop com a formadora Marija Krstinic sobre como ser um professor do século XXI, com uma atividade de brainstorming; foi dada uma explicação das oito características que um professor deve ter, nomeadamente: ser relevante; social; inovador; em constante aprendizagem, colaborador, que se envolve ativamente, centrado no aluno e focado no ensino como orientador. Também se debateu a importância dos 4 Cs na Educação: comunicação, colaboração, criatividade e pensamento crítico e fez-se uma abordagem de como individualizar o processo de aprendizagem, tendo em conta os tipos de inteligência de cada pessoa: musical, espacial-visual, corporal-cinestésica, lógico-matemática, naturalista, intrapessoal, interpessoal, verbo-linguística e existencial. Finalmente, a formadora explicou que é possível tornar o processo de ensino divertido usando novas tecnologias. Assim, os participantes criaram vídeos em animação stop motion usando a aplicação Picpac.
28 de junho de 2022
Neste dia de formação, os participantes formaram grupos de quatro elementos e estiveram a filmar pequenos vídeos no palácio Dioclesiano, no centro de Split. Posteriormente, estes vídeos foram utilizados na sessão de formação da tarde, com a formadora Ana Mladina Puljak, onde se desenvolveram estratégias de construção e colaboração em equipa através da elaboração de um vídeo educativo baseado na aprendizagem com a aplicação Vita. Depois do vídeo estar concluído, todos os formandos visualizaram o trabalho feito por cada um dos grupos. Finalmente, houve uma atividade de caça ao tesouro, utilizando a aplicação Goosechase. Ambas estas aplicações são bastante úteis em contexto de sala de aula, porque permitem criar conteúdos bastante apelativos para os alunos.
29 de junho de 2022
No quarto dia de formação, o grupo esteve noutra valência do Centro de Formação, com a formadora Marina Devic, onde pôde experimentar uma atividade para motivar os alunos para a aprendizagem através do movimento utilizando tecnologia inovadora - active floor - com jogos interativos de vários domínios e disciplinas. Depois desta atividade, a comitiva portuguesa fez uma viagem de ferry a Rogac, na ilha de Solta, onde ficou a conhecer a gastronomia local, a costa da ilha em forma de pente que esconde muitas praias interessantes e pequenas baías naturais. Era também a ilha preferida do imperador Dioclesiano tendo sido habitada desde a pré-história e onde se podem ver vestígios que comprovam a presença romana. A primeira referência à ilha foi no século IV AC.
30 de junho de 2022
O quinto dia de formação começou com uma caminhada da escola até à praia Bene com passagem pelo parque florestal Marjan. Durante a manhã a formadora Ana Mladina Puljak dinamizou técnicas de teatro para desenvolver a autoexpressão, criatividade, pensamento crítico e comunicação através de histórias e jogos infantis. À noite, os participantes assistiram a uma peça de teatro A Christmas Carol da escola “Braca Glumac”, cujos alunos pertencem ao clube de teatro de uma das ilhas mais remotas de Lastovo sob a supervisão da professora Dajana Smoljo. Após a peça, a professora partilhou algumas aplicações e sites usados na sala de aula para desenvolvimento da expressão dramática.
1 de julho de 2022
No sexto dia de formação, a formadora Marija Krstinic esteve a explorar atividades divertidas que podem ser feitas com códigos QR, nomeadamente estações de aprendizagem; caças ao tesouro e projetos. Noutra sessão de trabalho, a formadora explicou de que forma se pode gamificar o ensino com atividades de escaperoom no googleforms. Por fim, houve tempo para exploração e criação de jogos utilizando a plataforma learningapps. Nos momentos de pausa, aproveitamos para saborear a gastronomia croata.
2 de julho de 2022
No último dia de formação, a formadora Marija Krstinic exemplificou de que forma se pode usar a aplicação Testmoz para simplificar a avaliação. Após esta sessão de trabalho, os participantes avaliaram o curso oralmente e por escrito. Por fim, houve a cerimónia de encerramento e despedida do curso onde foram entregues os certificados de participação. No final do dia, a comitiva portuguesa embarcou para Madrid, onde pernoitou, tendo apanhado o voo de regresso à Terceira no dia 3 de julho (via Lisboa). Esta semana de formação foi bastante enriquecedora para todas as participantes, uma vez que permitiu desenvolver novas competências, adquirir novos conhecimentos, melhorar e desenvolver a língua inglesa, aprender e usar novas aplicações, estabelecer contactos com pessoas de outros países e conhecer a diversidade cultural da Croácia.