Erasmus+ na EBI de Angra do Heroísmo
Projetos KA 2
O objetivo geral do projeto Melissa (abelha em grego) é trabalhar em equipa com alunos e professores parceiros da Escócia, Itália, Grécia e Estónia para aumentar o perfil da importância das abelhas a nível local, nacional e internacional dentro dos contextos ambiental, cultural e histórico. Assim, pretende-se:
-
Estabelecer projetos de apicultura em todas as escolas envolvidas;
-
Criar recursos educacionais multilinguais e transversais sobre abelhas e apicultura;
-
Apresentar todo o trabalho do projeto numa feira sobre abelhas na escola de Craigclowan;
-
Estabelecer boas relações de trabalho e amizade entre todos os parceiros e países envolvidos.
Este projeto está estruturado em cinco fases chave, sendo a primeira a pesquisa da importância das abelhas em termos ambientais, históricos, culturais, científicos e matemáticos. Para além disso, serão feitas maquetes de colmeias. A segunda fase assentará na preparação e realização de um espectáculo dedicado à temática do projeto, bem como a criação de um clube de apicultura. Numa terceira fase, pretende-se pesquisar e plantar um jardim amigo das abelhas e preparar esquemas de trabalho relacionados com apicultura. A quarta fase do projeto consistirá na preparação de uma feira com atividades empresariais, design de rótulos de mel, elaboração de um livro de culinária sobre mel e criação de outros produtos relacionados com abelhas, para a feira. Na etapa final do projeto serão agrupados todos os materiais criados e desenvolvidos para se produzir um guia para professores sobre apicultura nas escolas.
Reunião Preparatória - 30 de setembro de 2019
Este foi um encontro preparatório, em Verbania, Itália, com o objetivo de definir e preparar todas as fases do projeto. Por conseguinte, a coordenadora do mesmo, docente da escola escocesa de Craigclowan, apresentou os objetivos gerais, os resultados esperados e uma planificação das diversas fases do projeto, desde o seu início, em outubro de 2019, até à sua conclusão, em outubro de 2021, os quais foram atentamente analisados, discutidos e reformulados pelos representantes das escolas envolvidas. Assim, cada atividade a promover e a desenvolver em cada uma das fases do projeto “Melissa” foi devidamente planeada e concertada entre todos os países parceiros, tendo-se definido as linhas orientadoras do trabalho a desenvolver no período anterior a cada mobilidade com alunos, assim como a estrutura das aprendizagens a desenvolver e dos trabalhos a realizar em cada país, por altura dos encontros LTTA – Learning Teaching Training Activities. Por fim, ainda se refletiu sobre a forma como o projeto irá ser concluído, nomeadamente através da criação de um Guia para Professores sobre apicultura nas escolas, assim como a mensuração do impacto do projeto, a sua disseminação e, finalmente, a elaboração do relatório final.
Visto que a EBI de Angra do Heroísmo nunca participou em projetos deste tipo, foram, ainda, discutidas algumas questões relacionadas com a seleção de alunos, a participar nas mobilidades, e com as famílias de acolhimento de alunos estrangeiros. Também se deu particular enfoque aos trabalhos que deverão ser apresentados e desenvolvidos na próxima mobilidade com alunos, que terá lugar em Angra do Heroísmo, em fevereiro de 2020.
Participaram no encontro as professoras Anabela Pinheiro e Maria da Luz Filipe.
​
Palestra sobre Apicultura - 23 de outubro de 2019
Como parte do projeto Melissa, o agronomista António Marques deu uma palestra, na EBI de Angra do Heroísmo, sobre a importância das abelhas e da apicultura, as raças locais de abelhas, tipos de colmeias e marketing de produtos apícolas aos estudantes envolvidos no projeto.
​
Concurso de Logótipos - novembro de 2019
Numa primeira fase, cada escola lançou o desafio aos alunos de criarem um logótipo para o projeto, que fosse utilizado ao longo dos dois anos de duração do mesmo, como imagem de marca. Posteriormente, cada escola elegeu 3 que foram a concurso, num total de 14 (à exceção de Itália que apenas selecionou 2).
O logótipo vencedor, por votação de todos os alunos dos 5 países envolvidos, foi o da Eliana Vieira da nossa escola.
​
Logótipos finalistas - Itália
Logótipos finalistas - Escócia
Logótipos finalistas - Estónia
Logótipos finalistas - Grécia
Logótipos finalistas - Portugal
Logótipo vencedor - Portugal
Link na imagem para a página do ProSucesso da DRE
Postal de Natal - dezembro de 2019
Cada escola parceira trocou mensagens natalícias através de postais/vídeos, reforçando o trabalho colaborativo e a interação entre os participantes.
Preparação da 1.ª LTTA - dezembro de 2019 e janeiro de 2020
Na preparação da primeira LTTA - Learning Teaching Training Activities, a decorrer na EBI de Angra do Heroísmo, foi necessário uma grande logística para assegurar a receção de trinta e cinco alunos e professores estrangeiros, bem como de todas as atividades planeadas para a semana de 02 a 08 de fevereiro.
Neste período efetuaram-se os seguintes procedimentos:
- pedidos de orçamento e reservas para alojamento, restauração, transporte e atividades de animação turística;
- distribuição dos alunos estrangeiros por famílias de acolhimento;
- reuniões com os Encarregados de Educação e alunos;
- aquisição de material de apoio;
- pedido de parcerias/apoio a entidades externas à escola;
- preparação do programa, convites e certificados de participação;
- organização de coffee breaks e jantar de despedida;
- preparação de orçamentos por escola;
- pesquisa sobre raças de abelhas e elaboração de apresentações individuais e em grupo;
- ensaios das apresentações no auditório da escola;
- contactos com a comunicação social local;
- elaboração de esboços de colmeias e seleção de um modelo para apresentar no workshop de 04 de fevereiro.
​
1.ª LTTA - fevereiro de 2020
A primeira LTTA - Learning Teaching Training Activities, decorreu na EBI de Angra do Heroísmo, na semana de 02 a 08 de fevereiro.
Se quiser saber mais, consulte as atividades realizadas no DIÁRIO DE BORDO - LTTA Portugal (Açores).
​
Online meetings
Ao longo deste primeiro ano de projeto, foram promovidos diversos encontros online entre todos os parceiros responsáveis, com o objetivo de organizar, operacionalizar e divulgar todas as atividades previstas e realizadas.
Devido à pandemia causada pela Covid-19, o grupo de trabalho concordou em pedir uma adenda contratual para alteração da data de encerramento do projeto, uma vez que nem todas as mobilidades se puderam realizar.
​
Disseminação
Para além dos meios de disseminação previstos no projeto - Página web da escola, Facebook, Instagram e eTwinning - algumas atividades foram ainda divulgadas nos meios de comunicação social locais e regionais (imprensa escrita e audiovisual).
Ver links nas imagens.
​
Comemoração Erasmusdays
No dia dezasseis de outubro de 2020, assinalaram-se os Erasmusdays na escola com diversas iniciativas de divulgação dos múltiplos projetos em que a escola se encontra envolvida.
Relativamente ao projeto Melissa, a divulgação assentou na exposição, no Erasmus corner, de alguns elementos fotográficos e materiais; na apresentação de um vídeo sobre as atividades desenvolvidas, até ao momento, incluindo testemunhos de alunos envolvidos; e na apresentação/testemunho da experiência Erasmus+, às diversas turmas do terceiro ciclo e dos Cursos Vocacionais, pelas docentes envolvidas.
​
Atividades Melissa - 1.º Período
​
Durante o primeiro período letivo, e no sentido de manter o projeto Melissa ativo em tempos de pandemia, a equipa internacional reuniu em mais um TPM - Transnational Project Meeting - e decidiu organizar uma atividade de compilação de receitas (em que um dos ingredientes fosse o mel) dos alunos dos cinco países participantes - Portugal, Escócia, Itália, Grécia e Estónia, para integrarem um ebook multicultural e multilingue.
Na EBIAH, as docentes Anabela Pinheiro e Maria Filipe lançaram o desafio a todos os alunos das suas turmas do sétimo e oitavo anos, tendo selecionado um total de dez receitas.
​
Atividades Melissa - 2.º Período
​
No segundo período, a equipa voltou a reunir num novo TPM - Transnational Project Meeting - online, o qual, tal como os anteriores, começou com uma descrição atualizada da situação pandémica vivida em cada um dos países parceiros. Procedeu-se à atualização do projeto e do livro de receitas, por parte de todos os parceiros, e discutiram-se as futuras mobilidades, designadamente a possibilidade de efetuar uma LTTA - Learning Teaching and training Activities - virtual na Estónia, em outubro de 2021, em substituição da LTTA presencial originalmente prevista, dadas as restrições de viagem que, nessa altura, ainda poderão estar em vigor. Foi ainda lançada a sugestão de os alunos dos cinco países começarem a escrever e a trocar postais entre si, de modo a reforçarem contactos e a desenvolverem as competências em língua inglesa. A docente Anabela Pinheiro informou que já foi estabelecida uma parceria com um apicultor local e que, no decorrer do segundo período, os alunos procederão à elaboração de desenhos e à pintura de duas colmeias, sob a orientação do professor Rui Melo de Educação Visual, a instalar no apiário situado em S. Brás.
Atividades Melissa - 3.º Período
Ao longo do terceiro período, os alunos desenvolveram a atividade "Penfriends", com a redação e envio de cartas e postais aos colegas dos restantes países membros do projeto. De salientar a alegria e felicidade dos nossos alunos ao receberem as cartas dos colegas gregos, italianos, estónios e escoceses!
No dia 2 de junho, decorreu novo TPM - Transnational Project Meeting - virtual, onde, mais uma vez, foi feito um ponto de situação da pandemia em cada um dos países parceiros e a coordenadora do projeto, Carol Dibnah da Escócia, informou que a Universidade de Edimburgo se disponibilizou a colaborar no projeto Melissa, através da análise do conteúdo de pólen do mel produzido nos cinco países parceiros, assim que estivermos prontos. As representantes de cada país fizeram uma descrição sumária da situação do projeto nas suas escolas, nomeadamente no que se refere à instalação das colmeias nos apiários e à compra de material apícola. Foi feito um balanço extremamente positivo da participação dos alunos na atividade "Penfriends" e acordou-se a continuidade do mesmo, no próximo ano letivo. A coordenadora informou que o "Cookery book" está quase concluído, tendo solicitado algumas fotografias das abelhas e colmeias de cada país, a integrar no mesmo. Também a parceira estónia, Ere Tumm, solicitou que todos os países atualizassem a página do projeto no eTwinning com fotografias e apresentações sobre os "bee-friendly gardens".
Neste encontro virtual, os parceiros confirmaram que, devido à pandemia, a mobilidade à Estónia deverá ser virtual e decorrerá durante três dias, no final de novembro de 2021. Foram já apontadas algumas iniciativas a dinamizar nesse LTTA, as quais serão mais detalhadas posteriormente, em setembro.
No dia 7 de julho, as docentes Anabela Pinheiro e Maria Filipe visitaram as colmeias Melissa no apiário em S. Brás, do Sr. Vitor Oliveira. Foi possível observar a dinâmica das nossas abelhas que se encontram numa fase de muito trabalho!
Atividades Melissa - 1.º Período
Durante o primeiro período, as docentes Anabela Pinheiro e Maria Filipe participaram, na plataforma Zoom, em diversos encontros online com as parceiras estónias, grega, italianas e escocesa, com o objetivo de planear e discutir as atividades do projeto. Os assuntos abordados foram os seguintes:
27 de setembro - 17h (UK time)
6 de outubro - 16h30 (UK time)
8 de novembro - 16h30 (UK time)
3.ª LTTA - novembro de 2021
Tendo em conta a situação pandémica que estamos a viver desde o início de 2020, a equipa do projeto decidiu adiar o segundo Learning Teaching and Training Activities (LTTA), previsto para a Verbania, Itália, no mês de abril de 2020.
Nesse sentido, e após tudo o que se passou naquele país com a Covid-19, a equipa considerou a possibilidade de se proceder ao LTTA previsto para a Estónia, em novembro de 2020. Porém, a evolução da situação sanitária europeia, concretamente nos cinco países envolvidos no projeto, conduziu, uma vez mais, à reformulação dos planos e a transformar este LTTA numa atividade online.
Assim, entre os dias 10 e 12 de novembro, entre as 8h e as 11horas dos Açores, os cinco países reuniram, por videoconferência, na plataforma Zoom, e dinamizaram um conjunto de atividades muito ricas e diversas, resultado do trabalho desenvolvido por professores e alunos dos cinco países Melissa.
Para mais informações e detalhes:
​
No final do período letivo, e após uma campanha de divulgação e pré-venda do The Melissa Project Cookbook, na EBI de Angra do Heroísmo, com a adesão de professores, alunos, pessoal não docente e encarregados de educação, os livros chegaram a tempo das prendas de Natal.
Atividades Melissa - 2.º Período
No início de mais um período letivo, a equipa Melissa voltou a reunir, via Zoom, com a seguinte ordem de trabalhos:
20 de janeiro - 17h00 (UK time)
No dia 25 de fevereiro, as docentes Anabela Pinheiro e Maria Filipe foram fazer uma visita às colmeias e às abelhas da EBIAH, mas, com o frio que estava, a atividade era pouco significativa. No regresso, aproveitaram para cumprimentar os vizinhos.
03 de março - 17h00 (UK time)
Lentamente, é possível verificar que a primavera está a chegar aos Açores e as abelhas da EBIAH começam a ter cada vez mais alimento disponível, como a flor de incenso que domina nos arredores do apiário.
O incenso ou faia do norte é uma espécie invasora, cujo nome comum é Pittosporum undulatum Vent. (PITTOSPORACEAE), originária da Austrália. Terá sido introduzida nos Açores no período do Ciclo da Laranja com o objetivo de constituir sebes de proteção a pomares.
Eis algumas fotografias tiradas, no dia 16/03/2022, pelo nosso parceiro apicultor, Vítor Oliveira, na área envolvente ao apiário onde vivem as abelhas portuguesas.
No dia 16 de março de 2022, as docentes Anabela Pinheiro e Maria Filipe concluíram o preenchimento do documento Guia para a criação de um projeto de apicultura em contexto escolar, iniciativa que está a ser concretizada por cada um dos cinco países parceiros do projeto Melissa, com a finalidade de compilar toda a informação num documento final.
Atividades Melissa - 3.º Período
No início do terceiro período, a equipa Melissa reuniu, via Zoom, com a seguinte ordem de trabalhos:
28 de abril - 17h00 (UK time)
No dia 20 de maio, assinalou-se o Dia Mundial das Abelhas e a equipa portuguesa assinalou a efeméride na página oficial de Facebook do projeto.
Alguns dias depois, o nosso parceiro apicultor, senhor Vítor Oliveira, entregou-nos alguns frascos de mel produzido pelas abelhas da EBIAH para levarmos para a Escócia e integrar uma atividade de prova de mel dos cinco países parceiros do projeto. Previamente, os alunos e as professoras desenvolveram rótulos na plataforma de design gráfico Canva e o resultado foi este:
Ao longo dos meses de abril e maio, professoras, alunos e encarregados de educação desdobraram-se em múltiplas tarefas relacionadas com os preparativos para a mobilidade à Escócia, programada para o início de junho. Foi preciso tratar da documentação necessária a uma viagem ao estrangeiro, designadamente passaportes, cartões de saúde europeus, seguros, autorizações parentais, entre outros. Além disso, ultimaram-se os pormenores relacionados com o merchandising criado pela equipa portuguesa destinado à venda na Bee fayre, atividade de encerramento da LTTA escocesa. A este propósito, há a salientar o envolvimento ativo dos alunos e dos encarregados de educação.
Mas o mês de maio passou a correr e, quando demos por isso, já tinha chegado o dia 3 de junho! E, assim, a equipa portuguesa deixou a Terceira rumo à Escócia.
Todas as atividades podem ser consultadas no DIÁRIO DE BORDO - LTTA Escócia
Durante o mês de julho, as docentes dedicaram-se à seleção de alunos a participar na mobilidade a Itália, prevista para setembro, e procederam às diligências necessárias à viagem.
No dia 12 de julho, reuniram com os alunos selecionados e os respetivos Encarregados de Educação, pelas 17 horas, na escola, com a seguinte ordem de trabalhos:
-
Caraterização do projeto Melissa, do programa ERASMUS+;
-
Divulgação das atividades a realizar para a LTTA da Itália;
-
Esclarecimento sobre o suporte logístico necessário para a deslocação de alunos.
Atividades Melissa - 1.º Período
No dia 1 de setembro, a docente Anabela Pinheiro participou, na plataforma Zoom, numa reunião online com as parceiras da Escócia, Estónia, Grécia e Itália, com o objetivo de acertar os últimos pormenores relacionados com a mobilidade a Itália, prevista para o dia 18 de setembro. Os assuntos abordados foram os seguintes:
01 de setembro - 17h (UK time)
No dia 9 de setembro, as docentes Anabela Pinheiro, Maria Filipe e Izália Sousa reuniram, mais uma vez, com os Encarregados de Educação e os alunos selecionados para participar na última mobilidade prevista no projeto Melissa. Foram divulgadas as atividades a realizar em Itália, as datas e horários dos voos, recolheu-se alguma documentação ainda em falta, deram-se a conhecer os contactos das famílias de acolhimento e esclareceu-se o suporte logístico necessário para a deslocação de alunos.
Com o início das aulas a 13 de setembro, ultimaram-se os últimos preparativos para a viagem que começou a 18 de setembro.
Todas as atividades podem ser consultadas no DIÁRIO DE BORDO - LTTA Itália.